Dia Do Caminhoneiro: 30 De Junho, 25 De Julho Ou 16 De Setembro?

Mais do que mercadorias, os caminhoneiros e caminhoneiras carregam sonhos, histórias, experiências e muito amor pelo o que fazem. São os grandes responsáveis por movimentar a economia do país, levando e trazendo produtos que mudam a vida de muitas pessoas.

No Brasil o dia do caminhoneiro(a) é celebrado em três datas diferentes, 30 de Junho, 25 de Julho e 16 de Setembro. E justamente por não haver uma única data, é comum que existam dúvidas a respeito de qual o dia do caminhoneiro.

As datas surgiram por razões diferentes. Então siga a leitura que vamos explicar melhor cada uma.

30 de junho: Dia do caminhoneiro em São Paulo.

O dia 30 de junho é comemorado em São Paulo, ou seja, é uma data regional, o governador do estado em 1986, Franco Montoro, assinou a lei estadual nº 5.487, estabelecendo essa data como o Dia do caminhoneiro(a) em São Paulo.

25 de julho: Dia do São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

Na data de 25 de julho é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A mais importante e reconhecida pelos caminhoneiros, sendo celebrada desde o século XV.

A história de São Cristóvão no Século III. Sua cerimônia ocorreu no século XV. Reprobus, seu nome de batismo, ajudava as pessoas a cruzar um rio perigoso. Certo dia, ao fazer a travessia de uma criança, sentia que ela ficava cada vez mais pesada, “como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros”. Ao chegar do outro lado, a criança revelou ser Jesus Cristo. Daí vem o nome Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”.

No entanto, engana-se quem pensa que no dia 25 de julho só os caminhoneiros e as caminhoneiras fazem festa, o santo é considerado padroeiro de todos os transportadores, isso inclui os caminhoneiros, motoristas de ônibus e taxistas, por exemplo.

Ficando assim, o dia 25 de julho é dia do motorista de ônibus, de carro, de caminhão e de qualquer outro meio de transporte que precise de uma motorista!

16 de setembro: Dia nacional do caminhoneiro e da caminhoneira.


A última comemoração é em 16 de setembro, definida em 2009 como Dia Nacional do Caminhoneiro. Apesar de 16 de setembro ser a data oficial, os caminhoneiros preferem celebrar o seu dia junto ao de São Cristóvão, cerca de um mês e meio antes da data nacional.

Instituído por meio da lei federal 11.927, de 17 de abril de 2009. O decreto foi assinado pelo vice-presidente no exercício do cargo de presidente da República, José de Alencar Gomes da Silva.

Há 11 anos, o dia nacional do caminhoneiro e da caminhoneira é celebrado em 16 de setembro.

Profissionais dedicados, os caminhoneiros passam longos períodos longe de suas famílias, garantindo seu sustento e fazendo com que o país siga funcionando. A profissão é muito especial e por isso merece ser comemorada e lembrada por todos nas três datas diferentes.

A Equipe FDC Consultoria parabeniza a todos os caminhoneiros e caminhoneiras de nosso País, três datas comemorativas é pouco para o que fazem por todos nós.

Open chat
Olá, está com alguma dúvida? Vamos conve